As siglas SPDA significam sistema de proteção contra descargas atmosféricas, esses sistemas servem para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.
Basicamente o objetivo do SPDA é dissipar para terra essa perigosa corrente elétrica, direcionando a corrente por um caminho mais seguro possível, desta maneira minimizando ou anulando seus impactos.
A utilização do SPDA não impede a incidência de descargas atmosféricas no local, as descargas são fenômenos naturais causados, pelo atrito das nuvens no céu, este atrito gera um efeito de eletrização de grande diferença potencial, desta forma é impossível anular a indecência das descarregas, mais através dos SPDA´s podemos minimizar seus efeitos nas instalações, construções e proteger as pessoas nelas abrigadas.
Um bom sistema de proteção contra descargas atmosféricas é de extrema importância para qualquer edificação. A falta de um sistema de para-raios pode trazer diversos danos como: queima de aparelhos eletrônicos, incêndios, explosões, entre outros, gerando grandes prejuízos financeiros, além de proporcionar grande perigo para a integridade física das pessoas.
A Cajol Engenharia oferece serviços de instalação, estudo de viabilidade e medição de solo, manutenção, inspeção e correção do aterramento do SPDA, sempre seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios),
é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).
Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
A adequação de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é um serviço fundamental para empresas e edifícios. O procedimento consiste na avaliação e manutenção dos para-raios para que se mantenham eficentes durante tempestades elétricas, o que garante a proteção da estrutura do local e também das pessoas presentes.
O SPDA é obrigatório para estabelecimentos comerciais, edifícios e indústrias, que dependem do aval de funcionamento do Corpo de Bombeiros. Empresas especializadas em engenharia elétrica realizam a instalação, manutenção e adequação apropriadas dos para-raios em qualquer cenário.
.
.
Copyright © 2023 Cajol Engenharia e Serviços – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy Criador de Sites